Imagem: Tatiana Fortes/Governo do Ceará
Infelizmente estamos vivenciando esse período de pandemia do coronavírus e as consequências disso são bem negativas em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito à saúde e ao acesso da mesma pela população. E isso é um fator que contribui bastante para o aumento da desigualdade social no Brasil.
Geralmente, as pessoas mais necessitadas (nesse caso, relacionado à questão financeira) não possuem acesso à rede privada de saúde e por esse motivo acabam sendo dependentes do SUS, este na maioria das vezes apresenta diversos problemas, pode-se citar nesse caso a falta de medicamentos, como foi abordado na reportagem.
Por conta dessa crítica realidade, os hospitais estão cada vez mais ocupados por pacientes contaminados e os recursos como remédios ou aparelhos necessários estão se esgotando.
O Ministério da Saúde já havia sido alertado dessa situação desde o mês de maio (2020), porém só depois de um mês da alerta que algumas providências foram realizadas e ainda há desabastecimento, ou seja, o problema da falta de aparelhagem, medicamentos e outros recursos ainda não foi totalmente resolvido. Algumas medidas foram tomadas, como por exemplo o empréstimo de medicamentos com a rede privada.
Em virtude do que foi mencionado, pode–se perceber que há diversas falhas na área da saúde brasileira e isso afeta diretamente a sociedade de forma negativa. Poucas medidas são rapidamente colocadas em práticas para tentar reverter essa situação.
texto por Rayssa de Melo Penido, turma 2EM.
LINK PARA REPORTAGEM DE EMBASAMENTO PARA O COMENTÁRIO:
Yorumlar