top of page
  • profadrianeport

Dia Mundial da Diabetes: 8 fatores que influenciam o nível de açúcar no sangue

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, e que resulta em muito açúcar no sangue. Com seus elevados níveis na sociedade, é importante informar sobre a doença, como é feito na matéria.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre os problemas associados à doença como alta mortalidade por doenças cardiovasculares, AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em 2020, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos (463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1. Levando em consideração os números da doença, a conscientização geral torna-se necessária. O tipo 1 pode apresentas sintomas como vontade frequente de urinar, fome e sede excessivas, fadiga, mudanças de humor e náuseas. Já o tipo 2 abrange infecções, feridas com lenta cicatrização, alteração visual e furúnculos.

Em síntese, o diabetes é uma síndrome metabólica que merece atenção, assim contribuições como os informativos feitos no site sobre os fatores que contribuem para com a doença e a própria criação da data comemorativa, podem ajudar a diminuir ou pelo menos amenizar os níveis a partir da conscientização da sociedade.


 

Texto por Dara Salazar Caetano, turma M2A

LINK PARA REPORTAGEM DE EMBASAMENTO PARA O COMENTÁRIO:


3 visualizações0 comentário
bottom of page